O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola (CAPES, 2012).
Objetivos do Programa
• incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica;
• contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica;
• inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
• incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
• contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura;
• melhorar a formação inicial nos cursos de licenciaturas nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Português), Matemática e Química;
• oferecer formação continuada aos professores das escolas públicas, nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Português), Matemática e Química;
• incentivar os alunos dos cursos de licenciatura, principalmente, nas áreas acima mencionadas, para o exercício da docência;
• promover a integração do ensino superior, através dos cursos de licenciatura, e o ensino médio, nas referidas áreas;
• oferecer capacitação didático-pedagógica para alunos dos cursos de licenciatura e para os professores do ensino médio, das escolas públicas, nas áreas envolvidas no Projeto; e
• melhorar o ensino nos cursos de licenciatura e no ensino médio, das escolas e nas áreas definidas no projeto.
Os resultados pretendidos
• Contribuir para a melhoria da formação inicial, dos alunos nos Cursos de Licenciaturas, nas áreas envolvidas no projeto (Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Português), Matemática e Química);
• Fortalecer a formação dos professores das Escolas, nas áreas envolvidas no projeto (Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras (Português), Matemática e Química);
• Despertar e motivar o interesse dos alunos dos cursos de Licenciaturas da UFPB, para atuarem na Educação Básica;
• Aumentar a participação e melhorar o resultado dos alunos nos processos de avaliação oficial (ENEM, PSS e ENADE);
• Diminuir os índices de retenção, evasão e trancamento nos Cursos de Licenciatura nas área referidas no Projeto;
• Melhorar o desempenho dos alunos no Ensino Médio, nas áreas envolvidas no Projeto; e
• Fortalecer o ensino promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica.